Ser anfitrião no Airbnb

  • Como comecei a alugar no Airbnb
  • Sobre os hóspedes
  • Criando o anúncio
  • O que faz um anfitrião
  • Ganhos Extras
  • Meu anúncio
  • Bônus: Reserve com desconto a primeira vez (em qualquer anúncio, não precisa ser no meu)

Há anos utilizo Airbnb. Antes mesmo de usá-lo para me hospedar em algum lugar, comecei a alocar meus espaços disponíveis.

Minha primeira experiência foi há 4 anos, quando morava em Moema. A vida deu aquelas reviravoltas: separação, seguida de demissão.

Lá estava eu, com um apartamento em meu nome que eu não conseguiria bancar, mas que não poderia cancelar o contrato sem pagar multa, um valor que tampouco eu podia pagar.

Como boa early adopter de tecnologias e novos modelos de negócios que sou, rapidamente coloquei o segundo quarto em meu apartamento para alugar.

Hoje, morando em Pinheiros, ainda faço o mesmo, alugo o segundo quarto. Mesmo não precisando mais, é uma renda extra garantida. Banca boa parte das contas, isso faz com que eu possa guardar mais da minha renda fixa e também ter uma vida com mais confortos.

Ana, você não tem medo do hóspede ser perigoso?

Não tenho não. No começo eu sabia que as pessoas que estavam nessa plataforma teriam perfis de early adopters como o meu.

Depois, a gente conta com todas as verificações obrigatórias que o próprio Airbnb exige, de documentos e tal.

Você avalia pedido a pedido. As pessoas se apresentam, falam delas e de sua viagem, você pode fazer perguntas a vontade. Sem falar que a maioria delas já utilizou Airbnb anteriormente, logo, possuem avaliações e você pode checar essas notas e comentários.

Eu NUNCA tive nenhum problema. Pelo contrário, hoje sou apaixonada por receber essas vistias, já ganheir presentes e falo com alguns até hoje.

Inclusive, minha experiência com inquilinos por fora rachando meio a meio as contas eu tive problemas com quase todos. Hoje não alugo mais sem ser pelo Airbnb, 1000 vezes mais seguro.

Hmmm, interessante tudo isso. Mas, como faz para criar um anúncio?

Primeiro de tudo você entra por esse link > www.airbnb.com.br/r/avictorazzi

Cria seu perfil pessoal. Importante preencher seu perfil completo. Se tiver dúvidas pode me chamar pelos comentários ou pelo contato que eu fico contente em poder ajudar ❤

Agora você vai criar seu anúncio. O próprio Airbnb dá muitas dicas de quanto cobrar (baseado nos outros lugares semelhantes e próximos ao seu), preenchimento de informações e detalhes. Pode acreditar nas sugestões deles, sempre me ajudam a melhorar os resultados.

Você sabia que eles possuem até valor dinâmico? Ou seja, aumentam automaticamente o preço quando a demanda na data ou região cresce, assim você sempre tira o maior ganho extra possível. Que nem a Uber faz, sabe?

Dedique-se nas fotos, certifique-se de tirá-las de dia, com Sol, mostre detalhes, valorize seus espaços, coloque decorações.

Na descrição, busque não se prolongar demais, mas sem economizar em enaltecer seu espaço, a localização dele, tudo o que irá encontrar e como será bem recebido.

Se falar outros idiomas, pode criar direto em inglês, por exemplo. Isso aumenta a chance de seu hóspede ser gringo se for sua preferência. Sempre acho divertido, uma experiência cultural, além de uma oportunidade de treinar meu inglês ou espanhol.

No título, que é bem curto, seja certeiro, escolha aquilo que vai fazer você aparecer nas buscas, como metrô, ou um bairro em alta, ou um diferencial muito grande no seu espaço.

E o que eu tenho que fazer depois de me tornar um anfitrião?

Deixar o local sempre preparado com tudo que você prometeu no anúncio para receber seu(s) hóspede(s).

Local limpo e cheiroso, lençois trocados, toalhas de banho e rosto dobradinhas na cama.

Recomendo surpreender na primeira impressão, isso vai ajudar bastante a receber avaliações altas. Deixe um mimo, como balinha ou chocolate em cima das toalhas. Um roupão atrás da porta, uma moringa com água. São alguns exemplos.

Por whatsapp (você terá o contato do hóspede assim que ele efetivar a reserva), envie boas-vindas e as principais informações, como wi-fi, locais ao redor que podem ser úteis, por exemplo. Se preferir, pode mandar por mensagem pela própria plataforma do Airbnb. Pode deixar impresso, mas acho um desperdício de recursos naturais e o mundo precisa que a gente gere menos sujeira, não mais ;)

Será que o ganho extra vai justificar meus esforços?

No meu caso justificou fácil!

Só em janeiro de 2019 será uma renda extra de mais de 3 mil reias. Um print abaixo do meu painel de progresso no Airbnb para que você comprove com seus próprios olhos e não tenham que se basear apenas na minha palavra.

Boa, gostei hein?! Posso ver o seu anúncio e ver como você faz?

Claro que sim!

Inclusive, se tiver sugestões de melhorias, pode pensar em algo que me passou batido, só colocar nos comentários. Idem caso queria ajuda, pode me chamar que vou dar um apoio feliz 🙂

Bônus: Descontinhooooo

Eu hoje uso e abuso do Airbnb para hospedar e para viajar. Tem aqui um link que vai te dar desconto em sua primeira reseva por lá.

Você ganha até R$ 130 de desconto na reserva ou até R$ 49 em uma experiência. Só clicar aqui: AQUI!

Anúncios

Autor: @AnaVictorazzi

PMO | Marketing Manager | Content and Communication Specialist | Mãe do Preguiça e do Soneca, dois gatinhos resgatados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.